Grupo Volkswagen vai discutir novo modelo de liderança
Com os ecos da crise directiva provocada por Ferdinand Piech ainda bem presentes, o conselho decisório do grupo Volkswagen prepara a discussão de uma nova estrutura de liderança em Junho.
Segundo fontes ouvidas pela agência Reuters e citadas pelo Automotive News Europe, em cima da mesa estão hipóteses como um alinhamento mais próximo entre as diversas marcas, possibilitando dessa forma uma redução de custos no grupo na medida em que as sinergias passariam a ser ainda mais aprofundadas. Um dos objectivos passa pelo aumento das receitas no mercado norte-americano, no qual a Volkswagen teima em não conseguir resultados de relevo.
A informação surge no mesmo dia em que Martin Winterkorn, presidente-executivo da Volkswagen, referiu estarem a ser feitos esforços para encontrar um novo chairman para o grupo, que possa suceder a Berthold Huber, que neste momento ocupa aquele cargo interinamente após a renúncia de Piech na sequência da polémica que o opôs a Winterkorn.
Huber, por seu turno, indicou que, embora estejam a ser envidados esforços para se encontrar um novo chairman, a decisão final terá de ser ponderada cuidadosamente, o que pode levar tempo: “O conselho de supervisão vai abordar a sucessão de Piech com a devida atenção e calma. Isso vai levar tempo”, é citado no Automotive News Europe.
Sector dos camiões dá o mote
Em termos estruturais, a Volkswagen deu hoje uma primeira indicação de outras alterações que possam vir a surgir, com o anúncio da criação de um grupo integrado de marcas de camionagem, combinando as marcas MAN e Scania, assim ampliando a partilha de esforços entre ambas as marcas. Esta companhia, destinada a veículos pesados e autocarros de passageiros – Truck & Bus GmbH – passa a ser uma nova divisão do grupo Volkswagen para as duas marcas. Assim, as acções da VW na Scania AB serão transferidas para a Truck & Bus GmbH.
A companhia recém-criada vai ficar encarregue de estabelecer processos específicos para o sector dos veículos comerciais, assim incrementando as sinergias entre a MAN e a Scania. A liderança ficará a cargo de Andreas Renschler, membro do conselho de administração da VW, com Martin Winterkorn a ocupar também um papel de relevo no centro de decisão.
“A MAN e a Scania são duas marcas de sucesso e fortes com uma reputação global. O nosso objectivo claro é tornarmo-nos num campeão global nos camiões e autocarros e levar este negócio ao topo da indústria”, referiu Winterkorn sobre este anúncio.