Grupo Renault investe 26 milhões de euros para estar na vanguarda da simulação digital imersiva: conheça o novo ROADS

O Grupo Renault inaugurou um edifício no Technocentre, o coração da engenharia do grupo em Guyancourt (França), inteiramente dedicado à simulação de condução e imersiva, que reuniu a maioria das suas ferramentas e competências, no qual está incluído o ROADS (‘(Renault Operational Advanced Driving Simulator’), a nova ferramenta de simulação imersiva que é provavelmente a mais potente do mundo. Para o projeto foram investidos 26 milhões de euros.

Com as suas dimensões extraordinárias, o ROADS permite conduzir o gémeo digital dos veículos em desenvolvimento, testar o mais a montante possível os seus diferentes desempenhos dinâmicos e, nomeadamente, os auxiliares de condução, em ambientes virtuais e hiper-realistas.

Com a inauguração de um novo edifício de 2300 metros quadrados, dedicado exclusivamente à simulação digital e que alberga a maior parte dos seus simuladores imersivos, o Grupo Renault dotou o seu departamento de engenharia de uma ferramenta poderosa que permite uma conceção ainda mais robusta, acelerando simultaneamente o processo de desenvolvimento dos veículos das suas diferentes marcas. Permite também reduzir consideravelmente os custos de desenvolvimento, nomeadamente ao diminuir a necessidade de protótipos físicos.

Graças à integração do gémeo digital, a simulação entra em jogo não só ao longo das fases de desenvolvimento do projeto de veículo, mas também durante todo o ciclo de vida do veículo, permitindo desenvolver e testar atualizações ou novas funcionalidades com toda a segurança.

Grupo Renault, pioneiro na simulação digital

Há mais de 25 anos que o Grupo Renault, criador do software de simulação SCANeR, é um dos pioneiros da simulação digital para testar virtualmente o desempenho dos veículos, definir as interfaces homem-máquina (IHM) e a sua ergonomia, validar as funções de segurança, estudar o comportamento e o feedback dos condutores.

Graças à realidade virtual, os engenheiros podem mergulhar de forma realista num veículo digital sem terem de utilizar protótipos físicos, para testar e validar os componentes, serviços e sistemas de bordo “concebidos no papel”.

Por exemplo, para avaliar e validar o desempenho da iluminação dos nossos futuros veículos, os engenheiros já não os conduzem à noite, pois os simuladores podem reproduzir fielmente o ambiente e a dinâmica das óticas neste ambiente em vários parâmetros – outros veículos na estrada, condições da estrada, meteorologia, reflexos, etc.), bem como a vida a bordo, como os dados fisiológicos do condutor (fadiga, stress, etc.).

Com o ROADS, o Grupo Renault ultrapassa os limites da simulação imersiva

Ao co-desenvolver com a AV Simulation um simulador de exceção, o ROADS (Renault Operational Advanced Driving Simulator), o Grupo Renault assumiu, uma vez mais, a liderança da simulação imersiva. “A inauguração do nosso centro de inovação dedicado à simulação imersiva e da nossa novíssima ferramenta, ROADS, representa um passo importante na transformação digital do Grupo Renault”, referiu Gilles Le-Borgne, diretor executivo de engenharia da marca francesa.

“Num contexto de veículos e tecnologias de bordo cada vez mais complexos, o domínio da simulação imersiva é um trunfo importante para que os nossos engenheiros possam criar veículos ainda mais eficientes, nomeadamente com a perspetiva do Veículo Definido por Software”, frisou.

O novo Centro de Simulação Imersiva do Grupo Renault emprega mais de 70 engenheiros.

Alguns deles estão inteiramente dedicados à Scenario Factory, uma verdadeira fábrica de cenários que pode reproduzir digitalmente uma estrada real, criar outras completamente imaginárias, ou mesmo misturar as duas.

Outros “constroem” o gémeo digital, que reúne as características de um veículo, a modelação do seu comportamento em estrada e a dos seus sistemas de assistência à condução e software de bordo.

As simulações ditas “massivas” realizadas na Nuvem submetem depois o gémeo digital a milhões de situações de estrada para o testar em todas as condições possíveis. E porque a experiência humana é essencial, o simulador imersivo ROADS permitirá que condutores reais se sentem a bordo do gémeo digital, para provar que o comportamento do veículo em desenvolvimento corresponde às expectativas dos futuros clientes.

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