Grupo Casais investe 17 milhões de euros em projeto inovador que alia habitação e trabalho em Guimarães. Nortenha quer chegar até Lisboa

A construtora nortenha Casais vai inaugurar amanhã, 25 de outubro, o MITH – Minho Innovation and Technology Hub em Guimarães. António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, falou em exclusivo à Executive Digest sobre este projeto inovador.

Situado no Campus de Azurém, da Universidade do Minho, onde estão localizadas a Escola de Engenharia e a Escola de Arquitetura, Arte e Design, o MITH conjuga a oferta habitacional com o desenvolvimento profissional.

“Este hub pretende promover a troca de ideias, conhecimento e experiências entre as empresas, a academia e os institutos inseridos neste ambiente, sendo, por isso, um local propício à instalação de start-ups, scale-ups e de empresas que pretendam dinamizar a sua relação com a investigação. Aliás, um dos requisitos para uma empresa poder instalar-se no MITH é que a sua atividade esteja relacionada com a inovação e tecnologia”, explica António Carlos Rodrigues.

O MITH vai contar ainda com um espaço de co-work, com a marca de espaços colaborativos SITIO, uma marca de co-work que se insere numa inovadora rede de espaços colaborativos do Portugal. “O SITIO será também relevante para reforçar o ADN e as infraestruturas do MITH, contribuindo para a atratividade de uma comunidade de empreendedores, inovadores, start-ups, scale-ups e grandes empresas”, sublinha.

Esta primeira fase representa um investimento de 17 milhões de euros que inclui um Hotel B&B, 44 apartamentos studio corporativos e o espaço onde a primeira fase do MITH abre com a operação da SITIO.

O Grupo Casais destaca o modelo de construção híbrida, (que se traduz na conjugação de madeira e betão) assenta no sistema CREE Buildings. O MITH é um dos exemplos deste tipo inovador de construção que tem benefícios não só ao nível do tempo, mas também ambientais porque permite redução da pegada de carbono.

A construtora nortenha quer, com este projeto, impactar todo o ecossistema empresarial, mas também de inovação e tecnologia, tanto da região como de outros locais.

“Guimarães tem uma localização estratégica para as empresas e que precisamos de potenciar mais. Graças às acessibilidades existentes, está a 40 minutos do Aeroporto Sá Carneiro no Porto, e a menos de 30 minutos de Braga e Vila Nova de Famalicão, dois polos de serviços e indústria da região Norte; tem qualidade de vida, cuidados de saúde, espaços de cultura e lazer, sem esquecer um importante e reputado polo universitário e fonte de conhecimento”, sublinha,

O grupo liderado por António Carlos Rodrigues adiantou ainda à Executive Digest que vão lançar um novo projeto em Gaia, com a abertura de um espaço de Co-work SITIO junto ao Hotel B&B com 210 quartos, que se situa junto ao El Corte Inglês.

“Prevemos abrir espaços similares em Lisboa e no Porto onde aliamos estas valências de Tech + Work + Live”, revelou ainda.

Ler Mais





Comentários
Loading...