Gripe aviária: Brasil declara emergência de saúde animal após 8 casos positivos em aves silvestres

O Brasil declarou o estado de emergência de saúde animal, que vai durar por 180 dias, em resposta à primeira deteção do vírus altamente patogénico H5N1 da gripe aviária em aves selvagens.

O Brasil – o maior exportador mundial de carne de frango – confirmou até ao momento oito casos em aves silvestres, incluindo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro.

O Ministério da Agricultura local revelou, na passada segunda-feira, que criou um centro de operações de emergência para coordenar, planear e avaliar “ações nacionais relacionadas à gripe aviária”.

A infeção por H5N1 em aves selvagens não desencadeia proibições comerciais, com base nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal. No entanto, um caso de gripe aviária numa quinta geralmente resulta no abate de todo o bando e pode desencadear restrições comerciais dos países importadores.

Embora os principais estados produtores de carne do Brasil estejam no sul, o Governo está em alerta após os casos confirmados, já que a gripe aviária em aves silvestres foi seguida de transmissão para áreas comerciais em alguns países.

As ações da brasileira BRF SA, maior exportadora mundial de frango, subiam 3,6% antes do anúncio do governo, mas encerraram o dia com queda de 0,5%.

Ainda no fim de semana, o Ministério da Saúde do Brasil salientou que as amostras dos 33 casos suspeitos de gripe aviária em humanos no Espírito Santo – onde foram confirmados os primeiros casos em aves selvagens – deram todas negativas.

Ler Mais