Grímsvötn não dorme. Aumento da atividade do vulcão islandês cancela quase 900 voos

Tem-se registado um aumento da atividade sísmica ‘tão significativo’ num vulcão islandês, que acabou por obrigar a cancelar centenas de voos quando entrou em erupção, inicialmente, em 2011. Os especialistas em meteorologia dizem que o vulcão “atingiu um nível de agitação comparável ao observado antes das erupções históricas”, avança o Independent.

As cinzas do vulcão Grímsvötn atingiram 19 quilómetros no ar, o que levou ao cancelamento de cerca de 900 voos.

Agora, o Gabinete Meteorológico Islandês (OIM, na sigla em inglês) elevou o código da aviação para o vulcão de verde para amarelo. De acordo com a OIM, “múltiplos conjuntos de dados” indicam que o vulcão “atingiu um nível de agitação comparável ao observado antes das erupções históricas”.

Embora tenha referido que isto “não significa que uma erupção seja iminente”, disse que uma explosão “pode ser desencadeada por despressurização, se o lago subglacial dentro da caldeira drenar e causar uma inundação ou ocorrer independentemente, possivelmente com uma atividade precursora muito fraca e tempo de aviso curto, como se viu na erupção de 2011”.

“As condições no vulcão podem mudar a qualquer momento e o vulcão pode voltar às condições normais de fundo sem mais escalada”, disse ainda o Gabinete Meteorológico Islandês.

Num artigo para o The Conversation, Dave McGarvie, vulcanólogo da Universidade de Lancaster, em Inglaterra, escreveu que o aumento da atividade térmica tem vindo a derreter mais gelo e tem havido também um recente aumento da atividade sísmica.

“O que acontece a seguir? Mais uma vez, com base no padrão observado em erupções passadas, um intenso enxame de terramotos com a duração de algumas horas (uma a dez) irá sinalizar que o magma está a mover-se em direção à superfície e que uma erupção é iminente”, explicou, citado pelo Independent.

McGarvie disse ainda que uma erupção provocaria cinzas húmidas e pegajosas, à medida que interage com a água e o gelo na superfície do vulcão.

Ler Mais