Greta Thunberg já está a caminho de Portugal

Greta Thunberg, a ativista sueca de 16 anos que tem ganho notoriedade mundial pela sua luta para travar o impacto das alterações climáticas, está a caminho dos Açores a bordo de um catamarã. A notícia foi dada pela própria, num post na sua conta de Instagram: “Dia 6. Está um dia de sol a velejar a Norte das Bermudas! Apanhámos mau tempo mas estou feliz e confortável a bordo da La Vagabonde. Agora rumo aos Açores”, pode ler-se na publicação.

 

A jovem ativista sueca Greta Thunberg vai passar por Portugal na viagem de barco que iniciou na passada quarta-feira nos Estados Unidos para cruzar o Atlântico e participar na Cimeira do Clima (COP25) de Madrid. A possibilidade de Greta Thunberg passar por Portugal foi avançada por Elayna Carausu, que viaja a bordo do catamarã chamado La Vagabonde (“A Vagabunda”) e que se ofereceu para a levar até Madrid.

“Uma decisão espontânea de mudar a nossa casa para o outro lado do oceano, mas nós amamos a Europa, por isso estamos ansiosos [para comer] um caldo verde à chegada”, disse hoje Carausu na sua conta no Instagram, sugerindo que o porto de chegada será em Portugal.

“Estou satisfeita por anunciar que espero chegar à COP25 em Madrid [que se realiza entre 2 e 13 de dezembro]”, disse Thunberg, de 16 anos, na terça-feira, na rede social Twitter. A ativista viaja com os australianos Riley Whitelum e Elayna Carausu, que documentam as suas viagens por todo o mundo no YouTube, estando ainda no barco a sua filha, Lenny, de 11 meses, e a marinheira inglesa Nikki Henderson.

A provável passagem de Greta Thunberg por Portugal encaixa com uma proposta aprovada na terça-feira na comissão parlamentar de Ambiente da Assembleia da República no sentido de convidar a jovem sueca a vir a Portugal. A proposta foi apresentada pelo presidente da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, José Maria Cardoso (BE), e mereceu a aprovação dos deputados.

“A vinda [de Greta Thunberg] a Portugal servirá para reconhecer o trabalho desta ativista no que se refere às alterações climáticas […] e também responde à vontade manifestada por vários grupos de jovens”, acrescentou.

Ler Mais





Comentários
Loading...