Grenoble é a nova Capital Verde 2022. Gabrovo e Lappeenranta ganham o prémio de ‘Green Leaf’

A cidade francesa de Grenoble é a grande vencedora do prémio Capital Verde 2022. Por sua vez as cidades de Gabrovo, na Bulgária e de Lappeeranta, na Finlândia, venceram na categoria de ‘Green Leaf 2021’, numa cerimónia que decorre esta quinta-feira.

Grenoble sucede assim a Lisboa, que foi sagrada vencedora no ano passado como a Capital Verde Europeia de 2020 e onde tiveram lugar as cerimónias online de entrega de prémios deste ano, sendo a anfitriã da iniciativa.

Como nomeados na categoria de Capital Verde Europeia estavam também Dijon em França, Talin na Estónia e Turim em Itália. Já no que diz respeito ao prémio ‘European Green Leaf 2021’, atribuído a cidades de menor dimensão, para além das duas vencedores, contou também como finalistas com Elsinore, Nyborg e Ringkøbing-Skjern, todas localizadas na Dinamarca.

Com mais de dois terços da população a residir em áreas urbanas, estes prémios são uma iniciativa da Comissão Europeia que visa «recompensar e destacar as políticas ambientais de sucesso nas cidades mais verdes da Europa», que transformam «ambientes urbanos espaços mais saudáveis para se viver», segundo um comunicado enviado às redações.






Comentários
Loading...