Grande campo petrolífero que abastece a Europa começa a fechar a torneira

Parte da história petrolífera da Europa está a terminar: a gigante norueguesa Equinor confirmou que o maior campo de petróleo bruto de todo o Velho Continente, o Johan Sverdrup, está prestes a entrar na fase de declínio. De acordo com a publicação espanhola ‘El Economista’, o campo vai começar a reduzir gradualmente a sua produção em 2025.

Este campo tem sido fundamental para a Europa nos últimos anos, fornecendo cerca de 7% de toda a procura no Velho Continente. Com a invasão da Ucrânia pela Rússia e as sanções subsequentes, o petróleo bruto norueguês ganhou ainda mais relevância. Localizado na plataforma continental norueguesa, é uma das maiores e mais importantes descobertas de petróleo no Mar do Norte: é leve, com baixo teor de enxofre, o que o torna muito desejado nos mercados internacionais devido à sua menor necessidade de refinação.

Com as sanções aplicadas à Rússia, no âmbito da invasão da Ucrânia, a importância de energia da Noruega para a Europa cresceu significativamente, tornando-se um fornecedor crucial para compensar esta perda e garantir a segurança energética do continente. O Johan Sverdrup, com a sua capacidade de produzir até 750 mil barris por dia, tem sido fundamental para manter as exportações norueguesas estáveis ​​e para satisfazer as crescentes necessidades de petróleo bruto na Europa, especialmente em tempos de incerteza nos mercados globais.

Há apenas algumas semanas, o campo norueguês atingiu uma produção diária recorde de mais de 756 mil barris de petróleo por dia, o equivalente a cerca de 6%-7% do consumo diário de petróleo da Europa, segundo a Equinor. Depois do recorde, chega o declínio: “Esperamos que Johan Sverdrup abandone este patamar de produção no início de 2025”, admitiu o CEO da Equinor, Anders Opedal.

Embora a tendência ascendente deste campo tenha sido de curta duração, também é verdade que desde o primeiro momento começou a bombear grandes quantidades de petróleo bruto. Este campo já bombeou mais de mil milhões de barris desde que entrou em operação em outubro de 2019.

Este campo representa atualmente mais de 40% da produção total de petróleo bruto da Noruega, o que o coloca no epicentro da indústria petrolífera do país. A maior parte do seu petróleo bruto vai diretamente para a Europa, uma vez que a Noruega consome uma quantidade muito pequena de petróleo bruto, não só devido à sua pequena população, mas também devido ao seu forte compromisso com as energias renováveis.

Para compreender a importância deste campo, basta salientar que o segundo campo petrolífero mais importante do país (Snorre, também no Mar do Norte) produz cerca de 95 mil barris por dia. Ou seja, Sverdrup bombeia diariamente sete vezes mais petróleo do que o segundo maior campo do país.

Ler Mais





Comentários
Loading...