Covid-19: Governos vão cobrir compensações por possíveis efeitos adversos das vacinas

Os Governos vão pagar as compensações por possíveis efeitos adversos das vacinas contra a Covid-19 administradas na Europa. Assim, as empresas que desenvolverem as vacinas serão indemnizadas, ainda que a responsabilidade final recaia sobre si mesmas.

Embora as cláusulas dos contratos entre a Comissão Europeia e os fabricantes permaneçam confidenciais, esta informação foi divulgada esta terça-feira no Parlamento Europeu, avança o jornal espanhol CincoDías.

A Comissão elaborou as cláusulas de responsabilidade confidencial nos contratos assinados com a AstraZeneca e com o consórcio formado pela Sanofi e GSK, e também está a negociar condições semelhantes com outras empresas para a compra antecipada de vacinas experimentais.

As autoridades europeias decidiram fazer este acordo com a indústria farmacêutica para indemnizar as possíveis “vítimas” e, assim, poderem fechar os acordos com as empresas, que exigem um enquadramento jurídico que lhes permita continuar a investir no desenvolvimento das vacinas.

Sue Middleton, presidente da associação patronal Vaccines Europe, que representa os grandes fabricantes, destacou no seu discurso no Parlamento Europeu que, “em caso de efeitos colaterais imprevistos, haverá indemnização”.

De acordo com um porta-voz da Comissão, os acordos de compra antecipada com as empresas “prevêem que os Estados-membros compensem os fabricantes por certas responsabilidades incorridas sob condições específicas e estritas”, no entanto, “a responsabilidade permanece das empresas”.

Em plena pandemia, várias farmacêuticas temem que, devido à urgência no desenvolvimento de uma vacina para combater a Covid-19, ocorram reações adversas não previstas em humanos.

Ler Mais





Comentários
Loading...