Governo volta a prolongar prazo para renovação de matrículas do 6.º ao 9.º anos e 11.º ano

O prazo para a renovação das matrículas online de todos os alunos do 6.º ao 9.º ano e também do 11.º ano de escolaridade foi novamente prolongado até segunda-feira, 8 de julho. Desta vez, são as matrículas do ensino artístico especializado que estão a causar as maiores dificuldades.

O prazo inicialmente estabelecido, até 28 de junho, já tinha sido alargado até amanhã, dia 5 de julho.

Segundo o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), até às 16h00 tinham sido registadas 87 073 matrículas ou renovações de matrículas. Houve no entanto “falhas de comunicação por parte do Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE) nas instruções às escolas para o carregamento de ofertas no âmbito do Ensino Artístico Especializado” que justificam o alargamento do prazo até segunda-feira.

O MECI garante que estas últimas falhas do Portal de Matrículas “são alheias às empresas OutSystems e Babel, que têm vindo a colaborar com o IGeFE”.

Na quarta-feira, em declarações aos jornalistas no Porto, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, lamentou as “falhas que prejudicam centenas de milhares de famílias”, alegando que “os constrangimentos têm estado a tentar ser resolvidos muitas vezes com equipas a trabalhar 24 horas por dia”.

Na altura, o ministro recusou-se a responder se iriam ser prolongados novamente os prazos para a renovação de matrículas.

A renovação da matrícula para o 7.º ano (mudança de ciclo) é obrigatória, enquanto para os 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos deve ser feita quando há mudança de escola, escolha de disciplinas, alteração de curso ou formação e de encarregado de educação.

Este fim de semana e até 10 de julho decorrem as matrículas do 2º ao 5º anos do ensino básico. No dia 15 de julho inicia-se o prazo para quem vai para o 10º e 12º anos, terminando a 20 deste mês.

Ler Mais