Governo lança plataforma onde é possível criar uma empresa online em 10 minutos e pagar com MB Way

A partir de agora já é possível criar uma empresa online em 10 minutos e pagar com MB Way. A novidade é hoje apresentada pela Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, no âmbito do processo de modernização do Empresas Online.

O Empresa 2.0 é a nova plataforma que vai permitir reduzir para um terço o tempo necessário para a criação de uma nova sociedade, e representou um investimento na ordem dos 100 mil euros, revela o ‘Dinheiro Vivo’.

O objetivo do Ministério da Justiça é que, a longo prazo, que todo o processo do ciclo de vida das empresas possa ser feito online, desde a constituição à dissolução, mas neste momento o foco está nas constituições.

O desenvolvimento da plataforma esteve a cargo do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), e o objetivo passa por alargar a interoperabilidade à informação disponível na Segurança Social, Autoridade Tributária, entre outras entidades.

Para já, segundo explica a Ministra, de acordo com a mesma fonte, está garantida a ligação à SIBS que vai permitir que os pagamentos de emolumentos e outros valores relativos ao processo possam ser feitos por MB Way.