Governo italiano vai declarar estado de calamidade na região de Emilia Romagna: prejuízos das inundações estão estimado em “milhares de milhões de euros”

O Governo italiano anunciou hoje que vai aprovar, na próxima terça-feira, uma declaração de estado de calamidade para a região de Emila Romagna: já foi avançado um primeiro socorro de emergência, de 30 milhões de euros, que são insuficientes face à catástrofe, revelou Stefano Bonaccini, presidente da região.

“Estamos a falar de milhares de milhões de prejuízos”, atirou o responsável, que lembrou que em menos de dois dias caiu uma quantidade de água equivalente à média de seis meses.

A região do nordeste de Itália sofreu, nos últimos dias, um intenso temporal que deixou pelo menos 9 mortos. As chuvas provocaram o transbordamento de mais de 20 rios, ficaram bloqueadas mais de 400 estradas e as autoridades registaram cerca de 280 deslizamentos de terra. Esta quinta-feira havia cerca de 27 mil pessoas sem eletricidade.

Os carabinieri já realizaram cerca de 3 mil intervenções na região, sendo que são acrescidas outras 2 mil por parte do bombeiros nos últimos dois dias – milhares de pessoas foram evacuadas e os serviços de emergência resgataram moradores presos nas suas casas, inclusive nos telhados.

Ler Mais