Governo decreta dia de luto nacional esta sexta-feira

O Governo decretou dia de luto nacional esta sexta-feira, avançou a ‘RTP’: em causa está a homenagem aos bombeiros que morreram no combate aos incêndios que lavram há dias sobretudo nas regiões Centro e Norte do país – a decisão foi tomada em Conselho de Ministros.

Os três bombeiros faziam parte da corporação de Vila Nova de Oliveirinha, Tábua, que morreram hoje quando se deslocavam para um incêndio naquele concelho do distrito de Coimbra.

Os funerais dos três bombeiros vão realizar-se no quartel de Vila Nova de Oliveirinha e só deverão acontecer dentro de cinco e sete dias, já que terão de ser identificados através de testes de ADN, por os corpos estarem carbonizados.

Em conferência de imprensa, o comandante da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), André Fernandes, confirmou que as vítimas mortais são duas mulheres e um homem: outros dois bombeiros foram resgatados com ferimentos ligeiros.

As circunstâncias do acidente estão a ser apuradas, mas tudo indica que a viatura dos bombeiros tenha sido “surpreendida por uma frente de fogo” e “atingida pelas chamas no teatro de operações” quando se deslocavam para o incêndio em Nelas.

Segundo o presidente da Câmara de Tábua, o incêndio que lavra naquele município teve origem no fogo que na passada segunda-feira deflagrou em Nelas e estendeu-se a Carregal do Sal, no distrito de Viseu. Com este acidente sobe para cinco o número de mortos registados nos incêndios que lavraram no território nacional desde domingo.

Chefe de bombeiros que morreram em Tábua acionou SOS do SIRESP mas socorro não chegou a tempo

Incêndios: Mais 250 bombeiros morerram em serviço nos últimos 44 anos

Ler Mais