Governadora russa alvo de queixa na polícia por dizer que autoridades locais “não estavam preparadas” para a guerra na Ucrânia

Uma governadora regional russa foi alvo de uma queixa na polícia depois de alegadamente ter diro que as autoridades locais “não estavam preparadas” para a invasão lançada por Moscovo à Ucrânia e que “não têm nenhuma necessidade” de que se verifique o conflito.

Natalya Komarova, governadora do okurg autónomo russo de Khantia-Mansia, fez as afirmações durante um encontro com a população, no domingo.

Questionada por uma mulher, cujo marido está a combater na Ucrânia, sobre o porquê de os soldados não terem recebido todo o equipamento necessário, Kamarova respondeu, citada pelo jornal Meduza: “Está a perguntar-me a mim? Sabendo que sou governadora e não o ministro da Defesa? No seu todo, nós não estávamos preparados para esta regra. E não temos necessidade nenhuma que se combata. Estávamos a construir um mundo completamente diferente. E quanto a este ponto, vão haver inconsistência e problemas mal resolvidos. Funciona tudo bem para si, no seu trabalho? Olhe, para o meu não funciona.”

De acordo com a Radio Europe/Radio Free Liberty, a governadora em causa já foi alvo de outra queixa ás autoridades russas. Nessa altura estava em causa afirmações que “desacreditavam” o exército russo.