Gouveia e Melo e Guterres são os candidatos a Belém mais firmes entre os portugueses, aponta sondagem

O almirante Gouveia e Melo e António Guterres seriam os candidatos presidenciais mais ‘firmes’ na corrida ao Palácio de Belém, apontou esta terça-feira a sondagem de janeiro da Pitagórica para o ‘JN’, ‘TSF’ e ‘TVI/CNN’: ambos não só são os candidatas com menor rejeição dos portugueses, mas também os que garantiram maior firmeza de voto.

Os dois obtiveram uma certeza de voto de 28% por parte dos portugueses: apenas Pedro Passos Coelho (com 23%) e António Costa (22%) se aproximaram desta segurança de voto. Mário Centeno (17%) e Luís Marques Mendes (15%) estão logo a seguir – já André Ventura recolheu apenas 11%.

Entre os portugueses com menos certeza da sua intenção de voto, o almirante continua a ser o preferido: 29% admitiu que talvez votasse em Gouveia e Melo, números que António Guterres e Mário Centeno não conseguiram igualar (ambos com 26%). Perto estão Luís Marques Mendes e Rui Rio, os dois com 25%.

Mas são as margens de rejeição que dominaram a sondagem: ao passo que o almirante Gouveia e Melo recolhe apenas 39% dos portugueses que salientaram que “jamais votariam”, os restantes candidatos são deveras penalizados: António Guterres, por exemplo, recolhe 44% dessa certeza. Mário Centeno (54%), Pedro Passos Coelho (57%), Luís Marques Mendes (58%) e António Costa (59%) são os menos ‘rejeitados’. André Ventura (80%) e Jerónimo de Sousa (84%) seriam os candidatos menos desejados pelo eleitorado nacional.

Os portugueses apontaram ainda quais as características mais importantes para a Presidência da República, destacando a liderança forte, com 42%. Já a integridade e ética e capacidade de tomar decisões difíceis foi valorizado por 31% dos inquiridos – já o conhecimento em questões de defesa, com 4%, e foco em sustentabilidade e meio ambiente (5%) não entram nas preferências dos portugueses.