Google vai colocar marcas mais pequenas na linha da frente das listas de pesquisa. O que é que a gigante “tem na manga”?

A Google anunciou, esta quarta-feira, uma parceria com a Shopify, uma empresa que facilita a criação de uma loja online, através de um processo simples e que já conta com 1,7 milhões de clientes. O objetivo é garantir que as marcas mais pequenas passam a aparecer nas caixas de pesquisa da gigante digital sem terem de pagar dezenas de milhares de euros para isso, e claro, de forma a que a filha da Alphabet possa gerar mais lucro.

“O e-commerce nos últimos 15 anos teve um efeito concentrador”, afirma Bill Ready, responsável pelo departamento de comércio e pagamentos da Google. “A grande maioria do crescimento na última década veio de um punhado de grandes players de e-commerce.”

Até hoje, as únicas marcas que apareciam no Google Shopping e nas listagens gerais de pesquisa pagavam dezenas de milhares de euros, porém isso vai mudar, mas não de forma radical. O gigante digital vai manter-se fiel aos grandes players que proporcionam chorudos investimentos em marketing, e garantir que as marcas com maior dimensão aparecem no topo das listas de pesquisa.

Apesar da boa vontade desta medida, ficam duas questões por resolver: Como vai então a Google tratar do  caos de informação que vai ser gerado pelo aumento do número de empresas nas listas? E o que é que a gigante da internet ganha com isto?

A primeira pergunta é a mais difícil de responder, mas Bill Ready assegura que a Google já começou a tratar disso: “desenvolvemos um modelo alimentado por Inteligência artificial, chamado “Gráfico de Compras” que regista o inventário em constante mudança de cada utilizador e, que ao mesmo tempo, adapta essas informações ao perfil de cada internauta”.

Quanto à segunda questão, o diretor da Google garante que esta nova política vai ser “bastante lucrativa para empresa” e explica: “se nivelarmos o jogo do e-commerce, as pessoa vão passar mais tempo na Google, o que consequentemente, motivará as marcas a gastar mais dinheiro para aparecerem com a maior prioridade possível no nosso motor de busca”.

Ler Mais





Comentários
Loading...