Google investe 600 milhões em data center na Finlândia
O crescimento da recolha e utilização de data está a levar a Google a investir 670 milhões de dólares (perto de 600 milhões de euros) na expansão do seu data center na Finlândia. De acordo com a Bloomberg, a aposta faz parte da estratégia da Alphabet, que detém a Google, no sentido de dar resposta à procura por um acesso mais rápido a ficheiros e media.
Email, mapas, pesquisa, fotos e vídeos no YouTube são alguns dos serviços que a Google proporciona aos seus utilizadores que implicam a utilização de dados. Cada vez mais, data é uma palavra transversal a todo o tipo de utilizadores – já não está apenas associado a grandes empresas.
O novo projecto de expansão aumentará para 1,4 mil milhões de euros o valor investido no data center de que a Google é proprietária no país escandinavo. Toda a estrutura será alimentada através de energias renováveis, na sequência de um acordo estabelecido com três parques eólicos.
Actualmente, a gigante tecnológica tem 58 data centers em todo o mundo. Só na Europa, já investiu mais de 4,3 mil milhões de euros em cinco unidades desde 2007.