Google investe 25 milhões no Fundo Europeu de Investimento
A Google afirma ser a primeira empresa a investir em dois fundos do Fundo Europeu de Investimento (FEI). De forma a apoiar pequenos negócios, a tecnológica norte-americana fechou uma parceria com este organismo da União Europeia que ascende a um total de 25 milhões de dólares.
A Google vai, por um lado, destinar 15 milhões de dólares a empréstimos dirigidos a mais de mil pequenas empresas europeias e, por outro, investir 10 milhões no Fundo de Ciências da Vida do FEI. Trata-se de um fundo de capital de risco que visa acompanhar cerca de 200 empresas de Ciências da Vida – tal como o nome indica –, sendo que muitas delas estão a desenvolver soluções para combater a pandemia de Covid-19.
Segundo Juan Rajlin, Treasurer na Alphabet & Google, «as pequenas empresas são a espinha dorsal da economia global e estão no centro de muitas das ferramentas, serviços e produtos da Google». Com a chegada da crise sanitária, no ano passado, a empresa sentiu necessidade de reforçar os seus esforços e anunciou um fundo de investimento de 200 milhões de dólares, que iria abranger diferentes regiões.
A ideia é estabelecer «parceria com as organizações que partilham o desejo de ajudar pequenas empresas em comunidades carentes e que, muitas vezes, não são levadas em conta pelos habituais circuitos de empréstimos».
Na Europa, a aposta vai para o FEI, mas há já outros acordos assinados nos EUA (Opportunity Finance Network), América Latina (Banco Interamericano de Desenvolvimento), África, Médio Oriente e Indonésia (Kiva) e Israel (Fundo de Empréstimo Social Ogen-Israel). Na Índia, a Google encontra-se ainda em negociações.
O objectivo da Google é investir 75 milhões de dólares em pequenas empresas fora dos Estados Unidos da América, de onde é originária.