Gigante automóvel da China duplica participação na Aston Martin para 17%

Volvo, Polestar ou Lotus – estas são algumas (mas não todas) das marcas de propriedade da Geely Holding, um dos maiores grupos privados automóveis da China. A empresa possui ainda metade da Smart através da sua joint-venture com a Mercedes, da qual é uma das maiores acionistas. Em setembro passado, comprou uma participação de 7,6 por cento na Aston Martin Lagonda. Agora, vai duplicar a sua participação, atingindo cerca de 17%.

Para aumentar a sua participação, a Geely gastou cerca de 269 milhões de euros e tornou-se agora o terceiro maior acionista, atrás de Lawrence Stroll e do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita. Superou a Mercedes-Benz mas a marca alemã anunciou, em outubro de 2020, que iria aumentar a sua participação na Aston Martin para até 20% até ao final de 2023.

“A nossa decisão de incrementar a participação na Aston Martin reflete a nossa confiança nas perspetivas de crescimento da nossa companhia, nas suas tecnologias e na sua equipa de gestão”, frisou Eric Li, presidente da Geely Holding, que poderá agora ter um assento no Conselho de Administração ao nomear um diretor não executivo.

Em comunicado, Lawrence Stroll destacou que a “Geely pode oferecer-nos uma compreensão profunda do principal mercado estratégico de crescimento da China, bem como a oportunidade de acesso à sua gama de tecnologias”.