Gift Campaign: expansão e crescimento em tempos de Covid-19

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Depois de solidificar a sua presença em Espanha, França, Itália e Portugal, a empresa especializada na personalização de brindes publicitários chega também ao mercado holandês.

Concentrada no objetivo de converter-se na empresa líder no mercado europeu dos brindes publicitários, a Gift Campaign deu recentemente mais um passo importante na sua expansão internacional, apesar das dificuldades vividas pelo setor ao longo do último ano e meio.

Depois de solidificar a sua presença em Espanha, França e Itália, esta PME nascida em Barcelona chegava a Portugal durante um complicado primeiro semestre de 2020, quando a COVID-19 paralisava parte da economia global. E, apesar das dúvidas geradas por esta imprevista pandemia de impacto mundial,  que ainda hoje cobre de incerteza o futuro de muitas empresas, não baixaram os braços. Pelo contrário. Mantiveram os seus planos de crescimento e, tanto é assim que acabam de instalar-se também na Holanda.

Esta empresa, cujos fundadores têm mais de 15 anos de experiência no setor, e que conta já com mais de 30 colaboradores de diferentes nacionalidades, mantém-se fiel ao seu método de trabalho, que implementa rodeando-se de pessoas que entendem a cultura e as especificidades de cada região onde trabalham. A isto há que somar um catálogo online de produtos muito completo e variado, um serviço de entrega rápida, um atendimento ao cliente de qualidade e um processo de inovação imparável, com uma adaptação constante às novas tendências do mercado.

O aparecimento do coronavírus podia ter representado um travão no processo de crescimento da Gift Campaign. Mas não foi assim. Neste artigo analisaremos a estratégia pela empresa para enfrentar-se a esta crise global e como logrou manter a sua expansão em tempos de incerteza e de dificuldades para o setor.

O estado do mercado publicitário desde o aparecimento da Covid-19

As restrições implementadas em quase todos os países do mundo com o surgimento da pandemia representaram um duro golpe para muitas empresas, sendo que muitas delas tiveram que alterar o seu modelo de atividade para sobreviver ou, inclusivamente, parar as suas operações de forma indefinida. Esta situação levou a uma redução acentuada nos gastos em publicidade e, portanto, teve um impacto directo no mundo dos brindes promocionais. De acordo com dados da MAGNA, a unidade de ‘intelligence’ do grupo IPG Mediabrands, o investimento publicitário nos meios tradicionais caiu 18% em Portugal em 2020, atingindo os 346 milhões de euros. A análise mostrava que “quase todos os principais anunciantes reduziram os seus investimento em mais de 20% nos primeiros quatro meses do ano face ao mesmo período de 2019”.

A isto há que acrescentar que muitos eventos presenciais foram cancelados ou adiados, o que contribuiu para um cenário ainda mais difícil, dado que as feiras e congressos representaram, desde sempre, uma parte do volume de vendas para este ramo.

Perante este novo cenário tão imprevisível, era necessária uma adaptação rápida por parte das empresas. E uma das soluções a curto prazo consistiu na modificação do catálogo de produtos publicitários, de forma a responder rapidamente às novas necessidades das empresas, agora mais do que nunca vinculadas com a proteção e saúde dos seus colaboradores.

 

Essa foi a estratégia adoptada com sucesso pela Gift Campaign. «Adicionámos novos produtos de saúde e proteção ao nosso catálogo online, tais como máscaras faciais, com ou sem possibilidade de personalização, frascos de álcool gel, separadores acrílicos, roupas descartáveis, faixas para máscaras e porta-chaves higiénicos anti-contacto, entre outros. Também publicámos uma importante seleção de produtos antibacterianos, que incluem um tratamento específico para reduzir a proliferação de bactérias. Mas as máscaras personalizadas foram, durante meses, o produto estrela  da nova e improvisada secção», afirma um dos fundadores da Gift Campaign, Diederick de Koning.

Este foi um dos elementos chave para garantir a sobrevivência da empresa ao longo do último ano. Mas não foi o único. A Gift Campaign aproveitou este momento para ampliar o catálogo a outros tipos de produtos, e já em 2021 apostava também nos artigos têxteis personalizados, lançando uma importante coleção de roupa personalizada para empresas em maio deste ano.

Enfrentar a crise com crescimento e inovação

À medida que a situação da pandemia vai dando sinais de melhora, começa a notar-se também um certo otimismo no mercado e as marcas mostram uma grande vontade de aumentar a sua visibilidade e de recuperar antigos clientes para, dessa forma, amenizar os efeitos de um ano de pandemia. Só em Portugal, o mercado publicitário deverá crescer cerca de 6% em 2021, segundo um estudo da IPG Mediabrands.

Além disso, a vacinação avança a bom ritmo, há um alívio generalizado das restrições e, pouco a pouco, começam a realizar-se eventos presenciais, o que é um ótimo sinal para o setor.  A celebração de feiras e outros eventos profissionais semelhantes vão marcar a dinâmica da segunda metade do ano, ainda que com algumas limitações, sendo uma excelente oportunidade para muitas empresas e, claro, permitindo que os brindes publicitários voltem a ser os grandes protagonistas dentro das estratégias de marketing de muitos negócios.

Este cenário positivo animou a Gift Campaign a dar o passo seguinte na sua estratégia de internacionalização. Na Holanda, onde acaba de chegar, o gasto em produtos promocionais ronda os 637 milhões de euros, marcando presença no top 10 dos países europeus com maior volume de compras de merchandising corporativo, ao lado de outros mercados como Espanha, Itália ou França, onde a empresa já opera há alguns anos.

No entanto, afirma o CEO da marca, “desembarcar em diferentes países não significa que deixemos de lado a inovação constante. Continuamos a trabalhar para melhorar os prazos de entrega e reduzir preços, ampliar o catálogo e identificar outros benefícios que possam fazer com que o cliente continue a desfrutar de uma experiência de compra fantástica”. Na Holanda, acrescenta o fundador da empresa, “continuaremos a oferecer exatamente o que nos torna distintos: um atendimento individualizado, descontos por quantidade, técnicas de personalização de qualidade, melhor preço, flexibilidade, entregas rápidas, e muitas outras vantagens” O nosso modelo híbrido de venda intuitiva online combinada com um tratamento personalizado ao cliente continuará em vigor, pois consideramos que é uma parte fundamental na hora de conseguir o melhor resultado possível. É importante saber ouvir a cada utilizador, entender o que este procura e poder aconselhá-lo para que identifique a melhor alternativa. Claro, sem abrir mão de uma plataforma web rápida, simples e funcional”.

Uma fórmula de êxito que não só permitiu à Gift Campaign resistir, mas também crescer num cenário de profunda crise global.

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