General russo Sergey Surovikin entre os 30 membros VIP do Grupo Wagner. Foi detido após vários dias desaparecido

O caso da rebelião do Grupo Wagner continua a dar que falar em todo o mundo, mesmo com o seu líder, Yevgeny Prigozhin, já alegadamente a viver na Bielorrússia. Agora, segundo revelam documentos oficiais ficou a saber-se que vários altos funcionários militares e membros dos serviços secretos russos pertenciam ao Grupo Wagner secretamente, como membros ‘VIP’.

Documentos obtidos pelo centro de investigação russo Dossier Center, a que a CNN teve acesso, revelam que o general russo Sergey Surovikin, que foi ontem detido, tinha um número de registo no Grupo Wagner.

O nome de Surovikin aparece com outros 30 membro VIP do grupo de mercenários, todos a cumprir funções no setor militar e serviços secretos da Rússia.

No sábado, o general fez um vídeo em que pedia a Prigozhin para pôr fim à rebelião. Não era visto desde então e não se conhecia o seu paradeiro, até esta quinta-feira.

Segundo o Financial Times, foi detido, mas não se sabe se está acusado de ser cúmplice na rebelião falhada ou se está apenas a ser interrogado pelas autoridades russas.

Surovikin ganhou a alcunha de ‘General Armagedão’ na Síria, por ser implacável nos bombardeamentos que coordenava, na guerra naquele país.

Ler Mais





Comentários
Loading...