General Motors vê Índia como próximo centro industrial
A General Motors olha para o mercado indiano como aquele que mais opções de expansão oferece a médio-prazo, pelo que a aposta deverá passar pelo investimento em infra-estruturas naquele país. Desta forma, a Índia prepara-se para se tornar no próximo centro de manufactura e exportação da General Motors.
De acordo com uma informação da agência Reuters, o objectivo do grupo é deter, pelo menos, 5% da quota de mercado indiano nos próximos dez anos. Assim, o grupo americano prevê que este mercado ultrapasse o Japão e se torne o terceiro maior do mundo e que, em 2025, as vendas anuais cheguem aos 8 milhões de veículos.
Para cumprir o seu plano, o grupo sediado em Detroit aposta em novos modelos, além dos já referidos investimentos em infra-estruturas, o que se deve tanto ao aumento dos custos laborais na Coreia do Sul, onde a GM tem uma forte presença fabril, como à expansão do mercado indiano.
Ainda este ano, o fabricante deverá anunciar um novo plano estratégico que incluirá o lançamento de novos utilitários para a Índia, segundo a agência Reuters. Apesar de as vendas anuais na Índia terem estagnado nos três milhões de exemplares comercializados, a General Motors acredita que este cenário está prestes a mudar.
“A Índia ganhou de volta a sua confiança. Estamos bastante optimistas. Vemos crescimento potencial neste território e acreditamos que é uma boa oportunidade para a Chevrolet criar alguma quota neste mercado. Existe mais prosperidade e poder de compra. A venda de veículos por 5 mil ou 8 mil dólares está cada vez mais a desaparecer na Índia”, afirma Stefan Jacoby, chefe de operações internacionais da GM.