Gémeas luso-brasileiras: Família vive “terror psicológico” e pede consulta por videoconferência para não ter de voltar a Portugal

A mãe das gémeas luso-brasileiras que receberam, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o zolgensma, o medicamento mais caro do mundo, no caso divulgado pela TVI e que levantou suspeitas de intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa (após alegado pedido do filho), pediu que a consulta de acompanhamento das filhas fosse feita por videoconferência, para que não tivesse de regressar a Portugal com as menores.

Em causa, segundo alega a mãe das meninas no pedido, citado pelo Correio da Manhã, está o facto de a família estar a  viver “terror psicológico” desde que começaram a sair reportagens e notícias sobre o caso.

Foi a 4 de novembro de 2023 que saiu para o ar a primeira reportagem da TVI e da CNN/Portugal, sobre o caso de Maité e Lorena, que foram tratadas em 2020 com o medicamento que custou quatro milhões de euros ao Estado.

Daniela Martins, mãe das meninas, acabou por pedir ao Hospital de Santa Maria se realizasse por videoconferência, o que feio a acontecer.

A família temia voltar a ter contacto com o médico que é o chefe da equipa que fará a avaliação motora das crianças. Também,  a mãe das crianças alegou temer regressar a Portugal, perante as mensagens de ódio e ameaças recebidas após o tratamento de quatro milhões de euros.

Recorde-se que a mãe das gémeas luso-brasileiras apresentou uma queixa-crime contra a TVI/CNN Portugal, contra a Media Capital e contra Sandra Felgueiras, apresentadora do programa que divulgou o caso.

Daniela acusa o canal de inverdades e de usar indevidamente imagens das meninas bebés para conseguir audiências e dinheiro. O advogado da família diz que as reportagens condenaram Daniela e as filhas a estigma popular e a mãe refere uma “diabolização” da família.

Foi também apresentada queixa ao Sindicato dos Jornalistas, Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e à Entidade Reguladora par a Comunicação Social.

Ler Mais