Gangue dos ‘coffee breaks’: PSP investiga vaga de roubos em eventos com figuras do Estado
Conferências, colóquios e outros eventos – com a presença de membros do Governo e deputados – têm sido alvo de um gangue de assaltantes que se infiltram e roubam computadores, mochilas, carteiras, entre outros, revelou esta quinta-feira a revista ‘Sábado’.
Nos últimos meses, o grupo tem feito mira a grandes eventos institucionais que decorrem em auditórios de universidades e fundações na área da Grande Lisboa: de acordo com a revista semanal, os assaltantes fazem-se passar por participantes desses eventos, que tradicionalmente concentram muitos participantes, e aproveitam os ‘coffee breaks’ – as pausas para o café – para levar tudo o que puderem.
A PSP já se encontra a investigar os assaltos: fonte oficial da polícia não quis dar pormenores “atendendo ao superior interesse das investigações em causa”. “Sobre o assunto em epígrafe e no que concerne às questões colocadas, informamos que atendendo ao superior interesse das investigações em causa, não é possível fornecer as informações solicitadas”, referiu.
Os suspeitos já terão sido identificados: serão perto de 10 e têm organizado assaltos no último trimestre – esteve particularmente ativo em setembro e outubro, e teve por alvo eventos que tiveram ministros, deputados e conselheiros do Estado, como Leonor Beleza, presentes.
Elementos do grupo inscrevem-se como participantes dos eventos, com roupas adequadas, e passam despercebidos da organização: durante os ‘coffee breaks’, quando os auditórios ficam vazios, ‘limpam’ o que podem dos assentos dos participantes. A PSP tem realizado operações de policiamento discreto, não uniformizado, para investigar.