Galamba implica Costa em alteração ambiental suspeita em Sines

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, envolveu o primeiro-ministro na alteração ambiental suspeita que permitiu a construção do centro de dados, promovido pela Start Campus, em Sines, avança hoje o ‘Correio da Manhã’.

Numa conversa com Eurico Brilhante Dias, então secretário de Estado da Internacionalização e atual líder parlamentar do PS, Galamba – que na altura era secretário de Estado da Energia – fez a seguinte afirmação: “O Siza [Pedro Siza Vieira, então ministro da Economia] falou comigo e acho que o PM [primeiro-ministro] pediu ao Siza para ver isso com o Matos Fernandes [então ministro do Ambiente] para resolver este problema.” A conversa ocorreu em 17 de setembro de 2021 e é revelada no despacho de indiciação do Ministério Público (MP).

Dois dias antes da conversa com Brilhante Dias, segundo o MP, Galamba contactou Vítor Escária, chefe de gabinete de Costa, “com o propósito de convencer o primeiro-ministro a intervir na descrita situação, concretamente na alteração da ZEC de forma a permitir a construção de todo o ‘data center’ [centro de dados]”.

Mais tarde, adianta o ‘CM’, numa escuta de 2 de junho de 2022, os responsáveis da Start Campus, Rui Oliveira Neves e Afonso Salema, são apanhados a falar de como o problema terá sido resolvido. Neves informou Salema que “esteve numa reunião com Filipe Costa, da AICEP Global Parques, e que, segundo este, continua a existir ‘a guerra das ZEC’, que o Duarte Cordeiro [ministro do Ambiente] está a tentar defender a posição do ICNF, mas que o ministro da Economia [António Costa Silva], o das Infraestruturas [Pedro Nuno Santos] e o primeiro-ministro aprovaram a desclassificação daquilo, ZEC”.

António Costa é alvo de uma investigação autónoma do MP no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitos terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos nos negócios investigados. O MP está convencido que houve intervenção do primeiro-ministro na aprovação de um diploma favorável aos interesses da empresa Start Campus.






Comentários
Loading...