G7 promete abandonar combustíveis fósseis até ao final do século
Os líderes das sete maiores potências mundiais, Alemanha, Inglaterra, EUA, Japão, França, Canadá e Itália, anunciaram a decisão conjunta de erradicar a utilização de combustíveis fósseis até ao final do século. O objectivo é acabar com aquela que é uma das principais causas do efeito estufa no planeta sendo que até 2050 tem de haver uma redução entre 40% a 70% nas emissões de gases poluentes.
Este passo foi dado a conhecer pela chanceler alemã, Angela Merkel, no último dia do encontro do G7 realizado num castelo da região da Baviera.
“Comprometemo-nos em fazer a nossa parte para alcançar uma economia global com emissões reduzidas, incluindo o desenvolvimento e estabelecimento de tecnologias inovadoras na procura da transformação dos sectores energéticos em 2050. Convidamos todos os países a se juntarem a nós nesta cruzada”, lê-se no comunicado.
Merkel adiantou ainda que será feito um investimento de 100 mil milhões de dólares em financiamento para tecnologias benéficas para o clima em 2020 a partir de fontes públicas e privadas. Em reacção a esta notícia, várias associações ambientalistas internacionais concordaram que este é um sinal de esperança para os anos vindouros.
De salientar, também, que parte desse investimento terá como principal propósito ajudar as nações mais pobres a combater as alterações climáticas, mas também as situações de pobreza extrema e fome.