Futuro Audi A8 apostará na condução autónoma e turbos eléctricos

Audi prologue
A Audi revelou mais alguns detalhes do futuro A8, indicando que o seu futuro modelo de luxo contará com tecnologias autónomas de condução e sobrealimentação por via eléctrica, com a marca de Ingosltadt a apostar agora nesta via para melhorar a performance e as emissões dos seus modelos.
Segundo informações publicadas pela revista Auto Express, o novo A8 contará com uma série de tecnologias revolucionárias que visam manter a marca germânica na linha da frente no que ao desenvolvimento técnico diz respeito. Uma das tecnologias que está já confirmada é a de condução autónoma com recurso a uma panóplia tecnológica na qual se incluem radares de longo alcance, 12 sensores de ultrassons, scanners laser e câmaras de alta-definição para monitorizar constantemente o ambiente e o tráfego em velocidades até aos 60 km/h. A marca pretende, assim, aplicar muitos dos ensinamentos recolhidos com o A7 Piloted Drive que recentemente cumpriu com sucesso uma viagem pelos Estados Unidos.
Este sistema funciona em condições de tráfego intenso, assumindo o contro da direcção, acelerador e travão em velocidades entre os 0 e os 100 km/h, providenciando assim uma experiência totalmente autónoma de condução, Assim que ultrapassa a velocidade especificada, o sistema apela ao condutor que retome o comando do automóvel ou, em caso de ausência de resposta, pára o veículo em segurança.
Além dessa tecnologia inovadora, o A8 contará também com comandos por gestos e iluminação orgânica LED para maior diferenciação e personalização do interior, beneficiando ainda de ecrãs capazes de reconhecer comandos por ordem gestual, algo que o renovado Volkswagen Golf também apresentará, quando for introduzido no mercado em 2016.
Em termos de motorizações, a aposta passará pela introdução de sobrealimentação com controlo eléctrico, prometendo reacções mais céleres e eficiência melhorada. A habitual gama de motores V6 e V8 também deverá estar presente, bem como uma variante Plug-in híbrida, na senda daquilo que tem sido a aposta da marca dos quatro anéis na linha e-tron. A futura e evoluída geração do A8 surgirá com base na plataforma MLB, a qual deverá permitir poupanças de peso na ordem dos 200 kg, incrementando dessa forma a eficácia e a eficiência do conjunto.
Audi prologue
“O próximo nível de sofisticação tecnológica estará no A8”, é citado na Auto Express o director de desenvolvimento técnico da Audi, Ulrich Hackenberg, para quem “o A8 é um bom automóvel para introduzir algumas destas tecnologias porque é sempre bom começar com uma oferta Premium”.
Esteticamente, a inspiração do futuro A8 virá do Audi Prologue Concept visto no Salão de Los Angeles do ano passado, naquele que foi o primeiro de três projectos de antevisão de soluções estéticas e técnicas para a marca.






Comentários
Loading...