Futuro Audi A4 vai estrear bloco 2.0 TFSI de 190cv
A Audi apresentou no Simpósio Motorizado de Viena o seu novo e mais eficiente motor 2.0 TFSI de 190 cv com um método de combustão inovador na indústria. O mesmo será utilizado pela primeira vez na nova geração do Audi A4.
Há cerca de dez anos atrás a marca dos quatro anéis apostou pela primeira vez num bloco TFSI, o qual unia os benefícios da sobrealimentação à injecção directa. Agora, com o novo 2.0 TFSI de 190 cv, a Audi procura dar seguimento à ideia original de ‘downsizing’ com um novo termo – ‘rightsizing’, o que se poderia traduzir livremente como ‘manter na dimensão adequada’, isto é, a adequação de todos os elementos entre si.
“Estamos a dar mais um passo crucial com o ‘rightsizing’. Esta ideia envolve a conjugação óptima de características como a classe do veículo, cubicagem, potência, binário e eficiência sob todas as condições de utilização”, explicou o director técnico Ulrich Hackenberg.
Este motor de 1984 cc e quatro cilindros debita 190 cv e 320 Nm de binário utilizável entre as 1450 e as 4400 rpm. Em termos de níveis de consumo, os mesmos situam-se abaixo dos 5l/100km.