Fusões e aquisições crescem 20% em Portugal
No primeiro semestre deste ano, o mercado de fusões e aquisições em Portugal apresentou um crescimento de 20,3% face ao mesmo período de 2018. Segundo o mais recente relatório da Transactional Track Record (TTR), movimentaram-se 4,7 mil milhões de euros, num total de 167 transacções.
Contudo, apesar de se registar um aumento no volume financeiro, o mesmo não acontece no número de transacções. Os 167 negócios fechados representam uma quebra de 2,9% em relação aos primeiros seis meses do ano passado.
Quanto aos sectores mais dinâmicos, o segmento Imobiliário mantém a tendência que vem desde 2015 e surge como o mais activo: 36 operações desde Janeiro. Ainda assim, trata-se de um recuo de 5% face a 2018. Destaque ainda para o sector tecnológico, que regista um crescimento de 12%, num total de 29 operações.
Por outro lado, o sector de Turismo, Hotel e Restaurantes apresenta uma queda de 21% no número de transacções, de acordo com o mesmo relatório.
Das 167 operações que tiveram lugar no primeiro semestre, 81 dizem respeito a aquisições de empresas nacionais por companhias estrangeiras (cross-border). Espanha mantém o título de país que mais operações realiza no território português, somando 25 aquisições e mais de 289 milhões de euros.
Em termos de operações outbound (empresas portuguesas que compram companhias noutros países), destacam-se três operações com Espanha e França como principais alvos: esta aposta ascendeu a perto de 800 milhões de euros em cada mercado. Registaram-se também três investimentos no Brasil, de 50 milhões de euros.