Fusões e Aquisições aumentaram 28%
Durante o primeiro trimestre deste ano foram realizadas 68 operações de M&A, o que representa uma subida de 28% face ao período homólogo anterior. O relatório trimestral ibérico elaborado pela TTR em colaboração com a Intralinks revela que as fusões e aquisições, incluindo aquisição de activos, ascenderam aos 1,78 mil milhões de euros, sendo que apenas 27 delas tiveram o seu valor divulgado.
Os subsectores mais activos foram, por ordem decrescente, Tecnologia, Imobiliário, Financeiro e Seguros, Consultoria, Auditoria e Engenharia. No caso da Tecnologia, o crescimento foi de 100%, enquanto as áreas de Consultoria, Auditoria e Engenharia aumentaram 200%.
Os primeiros três meses de 2016 ficaram marcados também por transacções realizadas entre Portugal e outros países. No caso de aquisições realizadas por empresas estrangeiras em Portugal, registaram-se 27 operações, especialmente na área da Tecnologia. O principal investidor estrangeiro foi o mercado norte-americano, responsável por nove transacções num total de 68,68 milhões de euros. Depois dos Estados Unidos da América ficou Espanha, Turquia, França e Reino Unido.
Já no caso de aquisições realizadas por empresas portuguesas no estrangeiro, o relatório aponta para três transacções distribuídas pelo Brasil, França e Espanha. Há registo ainda de sete transacções referentes à venda de participadas no estrangeiro de empresas portuguesas.
Resta conhecer as operações envolvendo private equity e venture capital. Relativamente às primeiras, o relatório da TTR revela que se realizaram sete transacções, sendo que cinco delas envolveram empresas estrangeiras, numa subida de 133,33% face a 2015. No que diz respeito a Venture Capital, realizaram-se 10 transacções, mais 42,86%.
O relatório destaca que a transacção mais relevante neste primeiro trimestre de 2016 foi a compra da Cabovisão e da Oni por parte da Apax Partners de França valeu cerca de 200 milhões de euros, tendo sido anunciada em Setembro do último ano mas apenas concluída em Janeiro deste.