Fusões e Aquisições aumentam 4%
Entre Janeiro e Outubro, Portugal registou um total de 225 transacções no mercado de fusões e aquisições. Segundo o Relatório Mensal Ibérico elaborado pela TTR, este número representa uma subida de 4% face ao período homólogo do ano passado e corresponde a um volume movimentado de 7,94 mil milhões de euros, sendo que apenas 94 operações divulgaram o seu valor.
Quanto a aquisições feitas por empresas estrangeiras em Portugal (Inbound), contam-se 78 operações no acumulado do ano. Espanha foi o principal investidor estrangeiro, tendo sido responsável por 18 transacções que movimentaram 2,49 mil milhões de euros. Seguem-se os Estados Unidos da América, com 15 operações no total de 111,08 milhões de euros.
Já sobre as empresas portuguesas que adquiriram empresas estrangeiras (Outbound), o relatório indica que Espanha, Moçambique, França e EUA foram os principais destinos do investimento português.
Nos primeiros 10 meses do ano, registaram-se ainda 29 transacções envolvendo empresas de Private Equity, sendo que 16 delas incluíram empresas estrangeiras. O número total representa uma queda de 21,6% relativamente ao mesmo período de 2015. Das 29 operações, apenas 10 divulgaram o seu valor, que ascendeu aos 1,93 mil milhões de euros – mais 428% do que no ano passado.
O mercado português contou ainda com 26 transacções envolvendo empresas de venture capital, correspondente a um decréscimo de 16%. As 18 transacções que revelaram o seu valor movimentaram um total de 84,9 milhões de euros, o que representa uma subida de 388,27%.