Funeral do presidente do Irão decorre hoje na cidade natal de Mashhad

O funeral do presidente do Irão, Ebrahim Raisi, vai realizar-se esta quinta-feira, na sua cidade natal, Mashhad, no nordeste do país, conforme anunciou na passada segunda-feira o vice-presidente iraniano, Mohsen Mansouri. “A cerimónia fúnebre do ayatollah Raisi acontecerá na noite de quinta-feira no mausoléu de Imam Reza”, declarou à ‘IRIB TV’, em referência a um dos principais santuários xiitas.

De acordo com as autoridades locais, uma primeira cerimónia fúnebre foi realizada em Tabriz, logo na terça-feira, e de seguida em Qom, a 100 km a sudoeste da capital Teerão. Agora em Mashhad, o líder supremo do Irão, o ayatollah Khamenei vai conduzir as orações.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, já confirmou a presença na cerimónia fúnebre do malogrado presidente iraniano Ebrahim Raisi e será um dos muitos dignitários estrangeiros presentes.

Os destroços do helicóptero que desapareceu no domingo foram descobertos ao amanhecer na encosta de uma montanha, na zona de Kalibar e Warzghan, na província do Azerbaijão Oriental, onde o aparelho se despenhou por motivos ainda desconhecidos.

Segundo relatos da imprensa iraniana, o helicóptero descolou em condições climatéricas difíceis.

As equipas de socorro iranianas recuperaram os corpos de Ebrahim Raisi e dos outros oito passageiros que seguiam a bordo, incluindo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian.

Após buscas intensas, dificultadas pelas condições meteorológicas adversas, o Governo iraniano confirmou a morte de Raisi, acrescentando que o desastre não vai causar “qualquer perturbação na administração” do país.

Irão: Quem mais ganha com morte de Raisi é o filho do líder supremo do Irão (e não Israel), apontam especialistas

Irão: Chefe das Forças Armadas abre inquérito ao desastre aéreo de Raisi

Ler Mais