Funeral de Navalny deve realizar-se esta semana: cerimónia pode coincidir com discurso de Putin sobre Estado da Nação

O funeral de Alexei Navalny deverá realizar-se no final desta semana, segundo indicou Kyrylo Budanov, aliado do opositor político russo – o funeral poderá coincidir com o discurso de Putin sobre o Estado da Nação perante as duas câmaras do parlamento na quinta-feira.

Alexei Navalny, um dos principais opositores do Presidente russo, Vladimir Putin, morreu a 16 de fevereiro, aos 47 anos, numa prisão do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos.

Os serviços penitenciários da Rússia indicaram que Navalny se sentiu mal depois de uma caminhada e perdeu a consciência.

Lyudmila Navalnaya, mãe do opositor russo Alexei Navalny, contou que, ao fim de quase uma semana, conseguiu ver o corpo do filho na morgue de Salekhard.

Num vídeo publicado nas redes sociais, Lyudmila Navalnya explicou que as autoridades russas estão agora a pressioná-la a fazer um enterro “secreto”, num local desconhecido e sem qualquer cerimónia fúnebre.

“Olhando-me nos olhos, eles disseram-me que farão algo com o corpo do meu filho se eu não concordar com um funeral secreto. Mas eu não concordo com isso. Quero que todos vocês que amam Alexei, e para quem sua morte foi uma tragédia pessoal, tenham uma oportunidade de se despedir dele”, relatou a mãe do ativista.

Recorde-se que as autoridades russas negaram sempre acesso da família ao corpo, alegando que necessitariam de fazer “exames químicos” ao corpo durante duas semanas, para determinar a causa da morte.

“Por lei, eles deveriam ter me dado o corpo de Alexei imediatamente, mas em vez disso estão a chantagear-me e a estabelecer condições sobre onde e como Alexei deveria ser enterrado”, lamentou.

Autoridades russas fazem ultimato a mãe de Navalny: “Ou aceita um funeral secreto dentro de 3 horas, ou será enterrado na colónia prisional”

Moscovo, família e EUA estavam a negociar troca de Navalny antes da morte na prisão

Ler Mais