Fundações Gulbenkian e Oceano Azul selecionam 18 startups de 12 países para programa de biotecnologia azul
O Programa de Aceleração Blue Bio Value, promovido pela Fundação Oceano Azul e pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a BLUEBIO ALLIANCE e implementado pela MAZE, que é dos únicos no mundo focado em biotecnologia azul, vai acelerar 18 startups provenientes de 12 países.
Nesta quinta-edição, cujas selecionadas são provenientes de Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Croácia, Lituânia, Polónia, Noruega, Canadá, Estados Unidos da América, Hong Kong e Chile, concorreram 84 startups provenientes de 39 países de 5 continentes, demonstrando o crescimento do setor, não só a nível nacional como internacional.
“O Blue Bio Value procura atrair ideias tão poderosas como o oceano. São necessárias soluções altamente inovadoras, sustentáveis e neutras em carbono para transformar o nosso modelo de desenvolvimento económico” refere Ana Brazão, gestora deste projeto na Fundação Oceano Azul, salientando também que “o aumento das candidaturas ao programa nos últimos 5 anos, sobretudo de novas geografias, evidencia o crescente dinamismo do setor da biotecnologia azul, reforçando a atratividade de Portugal a nível internacional”.
Luís Jerónimo, Diretor do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian, destaca que “só poderemos prosperar no futuro se formos capazes de encontrar novos modelos de negócio que garantam um impacto positivo nas pessoas e no planeta, a par de retornos financeiros. O Blue Bio Value propõe-se ajudar a transformar estas promissoras soluções em empresas e startups de sucesso, alavancando o potencial do capital natural do oceano.”
O programa tem a duração de 7 semanas, em que 5 serão remotas e 2 presenciais. “Durante as 2 últimas semanas, as 18 startups estarão em Lisboa e terão a oportunidade de fazer networking, reunir com investidores e possíveis parceiros industriais e comerciais, visitar centros de I&D e empresas relacionadas com a biotecnologia azul e, finalmente, convencer o júri com o seu final pitch”, explicam.
Sendo que acontece em edições anuais, o Programa Blue Bio Value já contribuiu para a aceleração de 77 empresas de 23 nacionalidades, tendo estas adquirido competências de festão de negócios.