Fundação Ageas abre a porta aos empreendedores com nova edição de programa de capacitação

A Fundação Ageas anunciou o lançamento da 6ª edição do Relança-te, da Escola de Impacto, um programa de capacitação, totalmente gratuito e 100% remoto, tem uma duração de 10 meses e é especialmente desenhado para apoiar o sucesso de projetos com objetivos sociais, ambientais e financeiros.

Em Portugal, o número de empreendedores tem crescido de forma consistente, apresentando um desempenho superior à média da União Europeia, com uma taxa de 12,9% comparada a 7,3%. No entanto, apesar de haver empreendedores nacionais capazes de competir a nível global, o ecossistema de empreendedorismo em Portugal ainda possui um grande potencial de crescimento. A falta de literacia financeira e redes de apoio continua a ser um fator que influencia negativamente o investimento em novos negócios.

O programa Relança-te é estruturado em três fases complementares. A primeira fase inicia-se com um bootcamp imersivo de três dias, focado nos conceitos básicos de empreendedorismo, onde serão selecionados 25 participantes. A segunda fase, o Laboratório de Impacto, tem a duração de quatro meses e oferece sessões de mentoria personalizadas, além de desenvolver competências essenciais em gestão, literacia financeira e capacitação digital. Na fase final de Aceleração, os 10 melhores projetos recebem uma bolsa de 1500€ e apoio dedicado para consolidar os seus modelos de negócio.

Ana Sofia Pereira, Fundadora da Xylocopa Books e participante de uma edição anterior do Relança-te, refere que recomenda este programa “pela qualidade dos formadores e organização, cuja missão e valores se entrecruzam com os dos formandos, o segredo da sua magia e eficácia. É possível criar, manter e desenvolver um negócio sustentável com valores humanistas e é disso que o mundo precisa”.

Em cinco edições anteriores, a iniciativa já apoiou mais de 200 empreendedores, com 77 negócios de impacto atualmente ativos na comunidade.

“Este programa tem a cabeça no ensino das ferramentas técnicas e sociais para se ser um empreendedor de sucesso, mas o seu coração está na contribuição para a sociedade por parte dos negócios por eles criados. Não podemos continuar a pensar o futuro dos negócios sem o seu real contributo para a comunidade, para o ambiente e para o sentido de justiça”, afirma João Machado, Presidente da Fundação Ageas.

Catarina Miguel Martins, Diretora da Drive Impact, complementa: “A parceria entre a Drive Impact e a Fundação Ageas com o Relança-te reflete o nosso compromisso mútuo em promover a literacia financeira e o empreendedorismo de impacto em Portugal. Juntos, estamos a criar um ecossistema mais forte e preparado para enfrentar os desafios do século XXI.”

O Relança-te está disponível para todos os empreendedores de impacto residentes em Portugal, que sejam fluentes em português e cujos projetos inovadores se destinem ao mercado nacional, estando ainda numa fase inicial de desenvolvimento. As candidaturas estão abertas até 15 de dezembro de 2024, através do site da Escola de Impacto.

Ler Mais



Comentários
Loading...