Frota da Rússia no Mar Negro “ameaça Ucrânia com 20 mísseis de cruzeiro”
Um alto oficial militar ucraniano revela que Moscovo tem dois navios e um submarino na região noroeste dessa área marítima de grande importância estratégica quer para a Rússia, quer para a Ucrânia.
O Vladislav Nazarov, do comando operacional das forças armadas no sul de Kiev, avança que o posicionamento naval da Rússia no Mar Negro representa “uma ameaça de ataque de mísseis por mar” e não afasta a possibilidade de uma incursão por terra, com o apoio dos navios aí estacionados.
De acordo com o especialista em assuntos militares Oleg Zhdanov, citado pelo ‘Daily Banner’, a frota russa no Mar Negro sugere que a Rússia possa estar a preparar-se para atacar destacamentos militares que venham em auxílio da Ucrânia.
Nazarov destaca também as movimentações verificadas na ilha Zmeiny, ao largo da costa sul da Ucrânia, que está ocupada pelas forças russas. Moscovo tem reforçado a sua posição na ilha com sistemas de defesa anti-aérea e poderá ser usada como ponto de suporte para uma eventual operação de invasão da Ucrânia por terra.