Fosun alia-se à BioNTech para produzir vacinas contra a covid-19

A Fosun, uma das maiores investidoras estrangeiras em Portugal, acionista maioritária da Fidelidade e por isso proprietária da Luz Saúde, Fidelidade, BCP e REN, decidiu formar uma joint venture na ordem dos 164 milhões de euros com a alemã BioNTech, com o objetivo de construir uma fábrica na China capaz de fornecer até mil milhões de doses de vacina contra covid-19.

Parte do capital financiado pela empresa sediada em Hong Kong será atribuído em ativos, através da construção de uma fábrica, enquanto a BioNTech entrará no negócio com a patente e o know-how relativos à vacina que elaborou em conjunto com a Pfizer. Cada um assumirá metade das participações sociais do novo projeto.

“Vamos construir uma fábrica com capacidade para produzir até mil milhões de doses da vacina contra a covid-19”, anunciou no domingo, durante uma sessão de apresentação na bolsa de Valores de Honk Kong, Chen Qiyu, um dos líderes da gigante chinesa.

Além disso, a Fosun vai ser a entidade mutuária de um empréstimo de 150 milhões de euros destinados a esta joint venture.

A formalização desta parceria ocorre na mesma altura em que, dos EUA à UE, os vários Executivos discutem a renúncia temporária das patentes sobre as vacinas, para que os produtores não tenham de pagar os direitos de propriedade intelectual aos criadores dos fármacos contra a covid-19.