Fórum para a Competitividade espera queda do PIB entre os 9% e 12% em 2020
O Fórum para a Competitividade espera uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) entre os 9% e os 12% em 2020, de acordo com o relatório de Perspetivas Empresariais hoje divulgado.
“Para 2020, o Fórum para a Competitividade estima que a variação do PIB se situará entre -9% e -12%”, pode ler-se no documento hoje conhecido, que não contempla previsões do fórum para 2021.
As previsões hoje conhecidas contrastam com as do Ministério das Finanças, que espera uma queda de 8,5% do PIB em 2020, com as do Fundo Monetário Internacional (FMI, 10%), do Banco de Portugal (8,1%), Conselho das Finanças Públicas (9,3%), Comissão Europeia (9,8%) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE, 9,4%).
O Fórum para a Competitividade aponta que apesar da “queda profunda” da economia no primeiro semestre do ano e da diminuição homóloga de 16,3% no segundo trimestre, este foi “mais forte no consumo do que no investimento, tendo este beneficiado do bom comportamento da construção, que tem sido a exceção mais notável”.
“Os restantes setores revelaram uma recuperação incerta, com grandes oscilações nas perspetivas”, aponta a estrutura presidida por Pedro Ferraz da Costa, com o turismo a registar “quedas drásticas nos proveitos”, tendo os turistas residentes compensado “apenas parcialmente a diminuição do número de não residentes”.
O fórum considera ainda que “nos seguros de crédito, houve uma resposta rápida da Comissão Europeia, mas uma solução ainda incompleta por parte de Portugal”.