Fortuna de Elon Musk dispara 25% em novembro e reforça o título de homem mais rico do mundo
Elon Musk viu a sua fortuna crescer impressionantes 25% em novembro, ultrapassando a marca dos 300 mil milhões de dólares pela primeira vez em dois anos. O aumento deveu-se principalmente à valorização das ações da Tesla e ao maior valor atribuído à sua startup de inteligência artificial.
As ações da Tesla dispararam após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA, no dia 6 de novembro, com os investidores confiantes nos laços entre Musk e o ex-presidente. Segundo estimativas da Forbes, a fortuna de Musk atingiu um pico histórico de 334 mil milhões de dólares (317 mil milhões de euros) no dia 22 de novembro, fechando o mês nos 330 mil milhões (314 mil milhões de euros). Este aumento consolidou a posição de Musk como o homem mais rico do mundo, aumentando a diferença para o segundo colocado, Larry Ellison, para mais de 100 mil milhões (95 mil milhões de euros).
Além de Musk, outros multimilionários viram as suas fortunas crescerem em novembro. Larry Ellison, fundador da Oracle, aumentou o seu património, atingindo os 227 mil milhões de dólares (216 mil milhões de euros), enquanto Jeff Bezos, da Amazon, chegou aos 223 mil milhões (212 mil milhões). Juntos, os 10 mais ricos do mundo passaram a valer 1,81 biliões de dólares (1,72 biliões de euros).
No entanto, nem todos partilharam dos ganhos. Bernard Arnault, magnata francês do setor de luxo, foi o maior perdedor do grupo, com uma redução de 9 mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros) na sua fortuna, agora avaliada em 160,3 mil milhões (152,2 mil milhões de euros). A queda foi impulsionada por um decréscimo de 6% nas ações da LVMH, reflexo de vendas mais fracas na China.
- Elon Musk
- Larry Ellison
- Jeff Bezos
- Mark Zuckerberg
- Bernard Arnault
- Larry Page
- Warren Buffett
- Sergey Brin
- Amancio Ortega
- Steve Ballmer