Formação em Direito predomina entre membros do Governo: Um terço é advogado ou jurista

Dos 59 membros do Governo liderado por Luís Montenegro, incluindo ministros e secretários de Estado, 21 têm formação em Direito, o que significa que um em cada três é advogado ou jurista. Esta predominância é ainda mais evidente quando se analisa o Conselho de Ministros isoladamente, onde a percentagem de profissionais do Direito ultrapassa os 50%.

Segundo uma análise da Rádio Renascença, entre os ministros, a Universidade Católica é a instituição de ensino superior mais representada, refletindo-se também na formação do próprio Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, que tem formação na mesma instituição.

O historiador e comentador político José Pacheco Pereira destaca que essa concentração de profissões, especialmente as ligadas ao Direito e à Medicina, pode ser um indicador de fragilidade democrática. O especialista afirma que “a dominância de duas profissões, as ligadas ao Direito, como juristas, advogados e juízes, e os médicos são sempre um sintoma do atraso e da fragilidade das democracias”. Pacheco Pereira argumenta que a predominância de uma única classe socioprofissional limita a diversidade de experiências e conhecimentos dos governantes sobre a realidade.

Para Nuno Garoupa, presidente da European Association of Law & Economics e professor de Direito na Universidade George Mason, nos Estados Unidos, há duas razões que explicam esta situação. O docente universitário sugere que “há uma excessiva obsessão com as leis e com aquilo que é legislar, e isso leva, obviamente, com que haja necessidades de juristas de forma desproporcional no mundo político”. Além disso, Nuno Garoupa destaca uma menor representação de cientistas na política devido à falta de benefícios pessoais e ao potencial prejuízo para suas carreiras acadêmicas.

O professor universitário sublinha que ao contrário dos cientistas, os juristas frequentemente têm vantagens pessoais ao participarem na vida política, devido às suas interações com o Estado e às oportunidades de lobby e negócios relacionados.