Ford lança serviço de ‘car-sharing’ em Londres
Na sua aposta contínua na mobilidade sustentada, a Ford vai lançar em Londres, no Reino Unido, o seu serviço GoDrive, uma plataforma de ‘car-sharing’ que pretende diferenciar-se por uma oferta de serviços mais prática, flexível e acessível, garantindo locais de estacionamento assegurados por toda a cidade britânica.
Este projecto começou como uma das 25 experiências que faziam parte da Ford Smart Mobility, um plano da marca norte-americana para utilizar a tecnologia e inovações em prol de conectividade, mobilidade verde, soluções autónomas e angariação de dados de utilização por parte dos condutores.
A expectativa da Ford é que a indústria global do ‘car-sharing’ exceda os 6 mil milhões de dólares em 2020, depositando assim no serviço GoDrive uma forte aposta, procurando saber da parte dos habitantes de Londres quais as suas necessidades e hábitos de estacionamento.
O projecto GoDrive pretende funcionar em complemento ao sistema de transportes públicos actualmente em vigor, diferenciando-se por oferecer sempre viagens de ida com lugar de estacionamento assegurado. A reserva dos veículos é feita através de uma aplicação por telemóvel, sendo essa mesma responsável pelo acesso ao modelo.
De resto, tratando-se de um serviço de mobilidade com enfoque na sustentabilidade, a Ford dotou metade desta frota com modelos eléctricos do Focus, ao passo que os restantes modelos disponíveis são Fiestas 1.0 EcoBoost. A experiência piloto foi lançada com 100 membros registados, mas a marca está já a convidar mais 2000 pessoas a registarem-se sem custos para o serviço que oferece 50 automóveis ao longo de 20 locais.
O GoDrive vai contar, também, com uma vertente de aperfeiçoamento contínuo através do feedback dos utilizadores e dos próprios dados recolhidos com este programa. Um dos pontos bastante elogiados pelos utilizadores deste sistema é o seu método de pagamento ‘pay-as-you-go’ (paga à medida que conduzes) que inclui o valor da Portagem Urbana de Londres (11.50 libras) e que apresenta o valor a pagar através da aplicação.
Além deste sistema em Londres, a Ford está também a explorar a dinamização de projectos deste tipo na Índia, Alemanha e nos Estados Unidos da América.