“Foram cometidos erros”: Aliado de Putin critica liderança militar russa na Ucrânia e acusa Putin de não saber o que se passa no terreno

Ramzan Kadyrov, o líder da república semi-autónoma da Chechénia apoiado pelo governo russo, critica a liderança do esforço de guerra da Rússia na Ucrânia, afirmando que subestimaram a resistência das forças de Kiev.

“Foram cometidos erros e penso que [a Rússia] retirará as conclusões necessárias”, disse Kadyrov numa mensagem de áudio publicada na rede social ‘Telegram’. “Se hoje ou amanhã não forem feitas mudanças estratégicas, serei obrigado a falar com a liderança do ministério da Defesa [russo] e com a liderança do país para explicar a situação real que se vive no terreno.”

Os comentários do líder checheno chegam depois de o Kremlin ter implementado regras severas para impedir qualquer tipo de crítica relativamente à atuação da Rússia na guerra na Ucrânia. Apesar de ser um dos elementos mais leais do círculo interno do Presidente russo Vladimir Putin, Kadyrov não se coíbe de fazer declarações públicas sem antes passarem pelo crivo de Moscovo.

E as ‘fugas’ de críticas têm vindo a acumular-se entre as linhas russas. Ainda este fim de semana, as administrações russas instaladas na região de Kharkiv, na Ucrânia, revelaram que as tropas de Moscovo foram derrotadas no curso de uma contraofensiva por parte das tropas ucranianas, que superavam os russos numa proporção de oito para um.

Vitaly Ganchev, um dos líderes russos na região, em entrevista ao canal de televisão estatal ‘Rossiya-24’, confirmou que as forças ucranianas capturaram povoamentos anteriormente controlados pela Rússia a norte, e que “cerca de 5.000” civis foram evacuados para a Rússia.

Ganchev sustentou ainda que “a situação está a tornar-se mais difícil a cada hora que passa”, acrescentando que a fronteira com a região russa de Belgorod está agora fechada. A contraofensiva permitiu às forças de Kiev estabelecerem posições a cerca de 50 quilómetros da fronteira com a Rússia.

Putin tem reiterado que a Rússia não tem sofrido quaisquer perdas na Ucrânia, mas os desenvolvimentos do passado fim de semana colocam o Presidente numa encruzilhada da qual a manipulação da narrativa oficial e dos fluxos de informação poderá não ser suficiente para tentar assegurar à população russa que a ofensiva continua a surtir progressos.

Ler Mais





Comentários
Loading...