‘Flashes’ misteriosos assolam a Rússia: vídeos nas redes sociais mostram “fenómeno incomum no céu” perto de instalações elétricas

Nos últimos dias, tornaram-se virais em diversos canais de redes sociais russos imagens que parecem mostrar flashes de luz brilhantes, muitas vezes localizados em áreas perto de subestações elétricas em várias regiões, assim como em territórios anexados por Moscovo – a Rússia tem sofrido um aumento inexplicável nos incêndios industriais.

Esta terça-feira, os moradores da cidade industrial de Podolsk, a sul de Moscovo, relataram um “flash verde-ácido” nas primeiras horas da manhã, denunciou o ‘Shot’: de acordo com o canal russo do ‘Telegram’, as testemunhas detetaram um “fenómeno incomum no céu”, cujas causas permanecem “um mistério”. Na mesma região, o canal independente russo ‘Astra’ relatou também uma explosão numa subestação elétrica no distrito de Shcherbinka.

Na véspera, o blogueiro militar ucraniano Igor Sushko partilhou imagens de uma alegada explosão numa subestação elétrica na cidade de Chelyabinsk, no centro-oeste da Rússia. “Os moradores locais perderam a eletricidade”, apontou.

A 23 de janeiro último, a ‘Astra’ relatou “explosões e incêndios simultâneos em duas subestações elétricas” na cidade portuária de Vladivostok, no Pacífico. A causa dos incêndios era desconhecida, acrescentou o veículo, publicando imagens de várias explosões brilhantes em dois locais.

No início deste mês, o canal independente russo ‘Meduza’ relatou um “segundo grande acidente nas redes de aquecimento numa semana” na cidade siberiana de Novosibirsk, com mais de 161 edifícios de apartamentos afetados.

A onda de explosões e incêndios relatados em torno de instalações elétricas surge no meio de um número recorde de incêndios em instalações industriais e centrais elétricas em toda a Rússia. Houve 939 incêndios deste tipo na Rússia em 2023, incluindo 5 em Moscovo, um número superior aos 416 registados em 2022 – um aumento e 125%.

Ler Mais





Comentários
Loading...