Financiamento das administrações públicas em Portugal dispara para 10,5 mil milhões até julho
Entre janeiro e julho de 2020, o financiamento das administrações públicas foi de 10,5 mil milhões de euros, valor que compara com 1,9 mil milhões de euros registados em igual período de 2019, segundo dados do Banco de Portugal (BdP), divulgados esta segunda-feira.
Desde o início do ano e até julho de 2020, as administrações públicas financiaram-se junto de bancos residentes em 8,3 mil milhões de euros e junto do exterior em 3,0 mil milhões de euros.
Em contrapartida, neste período, ressalva o regulador, em comunicado, o financiamento das administrações públicas junto de outros residentes totalizou -0,8 mil milhões de euros.
O financiamento através de títulos foi de 15,9 mil milhões de euros. “Este valor mais do que compensou o financiamento em empréstimos líquidos de depósitos de -5,3 mil milhões de euros”, reforça o BdP.
Recorde-se que a trajetória ascendente já marcou o primeiro semestre do ano, com os números a indicarem que na primeira metade de 2020, o financiamento das administrações públicas foi de 8,0 mil milhões de euros, valor que compara com 1,4 mil milhões de euros registados em igual período de 2019.