Fim dos vistos gold não trava estrangeiros de investir em Portugal

O investimento estrangeiro em imóveis em Portugal atingiu um novo recorde em 2023, mesmo após o fim do programa de vistos gold em outubro do ano passado.

De acordo com dados do Banco de Portugal, estrangeiros investiram quase 4.000 milhões de euros em imobiliário residencial e comercial no país, representando o valor mais alto já registado, revela o ‘JN’.

Apesar do fim do programa de vistos gold, que permitia a obtenção de autorização de residência em Portugal mediante um investimento imobiliário de pelo menos 500 mil euros, no último trimestre de 2023, o investimento estrangeiro em imóveis totalizou 853 milhões de euros, marcando um aumento de 11,9% em relação ao mesmo período de 2022.

O aumento do investimento estrangeiro foi impulsionado principalmente por investidores europeus, com o Reino Unido e os países da União Europeia a liderarem as aquisições. Embora o investimento de fora do espaço comunitário, anteriormente beneficiário dos vistos gold, tenha diminuído ligeiramente, o crescimento do capital europeu compensou essa queda, disparando 64,3%.