Fiat revela novo compacto Ægea em Istambul
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A Fiat aproveitou a edição deste ano do Salão de Istambul, na Turquia, para revelar o seu novo familiar compacto, o Ægea (que passaremos a denominar no resto do artigo como Aegea). Trata-se do sucessor directo do Linea e representa uma forte aposta da marca de Turim para incrementar as suas vendas em mercados emergentes, como o da Turquia, país onde será produzido, de resto.
Contudo, segundo a marca, o Aegea assume contornos de colaboração internacional, já que o seu desenho foi feito em Itália e pensado de raiz para ser um modelo de três volumes, conferindo-lhe assim um aspecto dinâmico. O Aegea tem por base a plataforma B-Wide do grupo FCA, a mesma que deu origem ao 500X e 500L, mas também ao Jeep Renegade, promovendo assim uma redução nos custos de desenvolvimento e de produção.
Uma das grandes apostas da marca está na versatilidade interior, com a Fiat a garantir que o novo Aegea oferece bastante amplitude a bordo (é apelidado de “líder do seu segmento” pela casa de Turim) e 510 litros de bagageira, assumindo-se como uma solução para as jovens famílias. Com quatro metros e meio de comprimento, 178 cm de largura e 148 cm de altura, o Aegea apresenta 264 cm de distância entre eixos.
Por outro lado, o desenho do interior surge inspirado noutros modelos da marca, em especial no do 500X, sendo de destacar também a presença do sistema de infoentretenimento Uconnect.
Quanto a motores, o Aegea terá quatro opções, duas Diesel e duas a gasolina, com potências entre os 95 e 120 cv, com a Fiat a indicar que as versões Diesel terão consumos inferior a 4 l/100 km. Estarão disponíveis com caixas manuais e automáticas, embora não especificadas.
A designação Aegea presta homenagem à cidade portuária turca que unia o Oriente e o Ocidente, sendo também uma forma de reforçar a sua ligação àquele país, onde o modelo será produzido. Como rivais, terá pela frente o Citroën C-Elysée ou o SEAT Toledo, pequenas berlinas familiares mais acessíveis.
De resto, falta mencionar que a Fiat prepara outros dois modelos com base neste, um hatchback para suceder ao Bravo e uma carrinha, ambos integrantes da nova estratégia de novos modelos da marca italiana.