FC Porto: Montenegro sai da lista de Pinto da Costa para o Conselho Superior. Rui Moreira substituído por Américo Aguiar

O presidente do F.C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, apresentou recentemente uma lista renovada para o Conselho Superior do clube, introduzindo várias novidades em comparação com os nomes anteriormente apresentados no último ato eleitoral.

Uma das mudanças mais notáveis, assinala o Jornal de Notícias, que teve acesso ao documento, é a saída de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto e anterior vice-presidente do órgão consultivo. Este cargo será agora ocupado pelo cardeal Américo Aguiar, uma alteração que marca uma viragem na composição deste importante órgão do clube.

Outra ausência notável é a do primeiro-ministro Luís Montenegro, que não faz parte da proposta de Pinto da Costa. Em contrapartida, a lista apresenta novos nomes, incluindo os médicos Fernando Póvoas, Leandro Massada e José Martins Soares. Este último é conhecido por ter sido adversário de Pinto da Costa nas eleições de 1988 e 1991.

De acordo com informações obtidas pelo jornal, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, Manuel Pizarro, ex-ministro da Saúde, e Bragança Fernandes, presidente da assembleia municipal da Maia, continuarão a fazer parte do Conselho Superior sob a liderança de Pinto da Costa.

No que diz respeito aos suplentes, Pinto da Costa optou por incluir os antigos jogadores Rui Barros e José Semedo, que surgem como as grandes novidades nesta nova composição do Conselho Superior.

O Conselho Superior é um órgão consultivo do F.C. Porto que reúne diversas personalidades da sociedade civil, cultura e política. Recentemente, este órgão propôs uma alteração estatutária que acabou por não ser votada devido a incidentes ocorridos numa assembleia-geral em novembro. Um dos pontos discutidos nessa proposta foi a possibilidade de realizar eleições no clube em junho, em vez de abril.

Por inerência, o líder da Assembleia Geral, neste caso Lourenço Pinto, assume o cargo de presidente do Conselho Superior. Além disso, todos os vice-presidentes da direção liderada por Pinto da Costa integram também este órgão, cujo cabeça de lista proposto é o cardeal Américo Aguiar.

Ler Mais