Faz hoje 14 anos que um homem pagou 10.000 Bitcoins por duas pizzas. Hoje teria 330 milhões de euros. Sabe o que é feito dele?

Há 14 anos, em 2010 um homem pagou 10.000 Bitcoins por duas pizzas. Lembra-se dele?

Naquele tempo, a Bitcoin era apenas uma ideia inovadora em fóruns online. Laszlo Hanyecz, um programador da Flórida, protagonizou um marco histórico: comprou duas pizzas com 10.000 Bitcoins. Na época, essa quantia valia cerca de 41 dólares (37 euros), no entanto, hoje, essa mesma quantidade valeria mais de 330 milhões de euros.

Apesar da “perda” financeira, Hanyecz não se arrepende. Ele procurava demonstrar o potencial da Bitcoin numa transação real, abrindo portas para um futuro onde o dinheiro digital se tornasse parte do nosso quotidiano, recorda o ‘elEconomista’.

Jeremy Sturdivant, o destinatário dos 10.000 Bitcoins, também desempenhou um papel crucial nesta história. Sturdivant gastou a criptomoeda em videojogos na plataforma Humble Bundle, reintegrando assim a Bitcoin na crescente economia digital. Assim como Hanyecz, Sturdivant não esteve significativamente envolvido na comunidade Bitcoin desde então.

Desde a transação das pizzas, a Bitcoin amadureceu consideravelmente. Deixou de ser uma experiência de nicho para se tornar um investimento reconhecido e uma alternativa ao sistema financeiro tradicional. Atualmente, várias empresas aceitam a Bitcoin como forma de pagamento e os Governos estão a regulamentar a sua utilização.