Farfetch compra plataforma de moda de luxo em segunda mão Luxclusif. Unicórnio português quer liderança global
A Farfetch anunciou esta quinta-feira que concretizou a compra da plataforma de revenda de moda de luxo em segunda mão Luxclusif, cuja equipa passará a integrar o grupo luso-britânico fundado em 2007.
“Este negócio permite à Farfetch acelerar as suas capacidades no negócio de revenda através do desenvolvimento de tecnologia e serviços que passam por automatização de pricing e por uma rápida expansão quer geográfica, quer da categoria de revenda, nomeadamente a Farfetch Second Life”, explica a empresa numa nota enviada à imprensa a propósito da aquisição.
A Luxclusif, que foi criada em 2013, consiste numa prestadora de serviços B2B com uma solução única que permite a aquisição, autenticação e venda de produtos de luxo em segunda mão de e para leilões, retalhistas, plataformas de comércio eletrónico e lojas em todo o mundo.
“Em conjunto, a Farfetch e a Luxclusif podem alavancar os seus recursos, posicionando-se para ser a plataforma global para produtos de luxo em segunda mão, quer para os consumidores, quer para parceiros da indústria de moda de luxo”, é mencionado no comunicado da empresa fundada por José Neves.
A história comum dos dois grupos começou a ser escrita há vários anos, através de um primeiro programa de aceleração de startups promovido pela Farfetch e, também, com o serviço de revenda de artigos em segunda mão – o Farfetch Second Life.
A Farfecth indica, no mesmo comunicado, que a Luxclusif continuará a comercializar artigos em segunda mão que adquirem a fornecedores especializados e a clientes de luxo através do serviço Second Life ou de programas similares que operam para outros parceiros da indústria de luxo.
“A entrada da Luxclusif no grupo Farfetch permite-nos expandir a oferta de produtos em segunda mão para os nossos consumidores, retalhistas e outros fornecedores deste tipo de artigos. O nosso objetivo é sermos a plataforma global líder de moda de luxo em segunda mão. Este mercado está a crescer rapidamente e é cada vez mais importante para os clientes de luxo e para a indústria da moda de luxo como um todo”, explica Giorgio Belloli, Chief Commercial and Sustainability Officer da Farfetch, fazendo alusão ao Conscious Luxury Trends Report 2020 da Farfecth, que concluiu que mais da metade dos clientes do grupo comprou ou vendeu artigos em segunda mão em 2020, com estimativas que apontam para um crescimento de três vezes mais rápido do que o mercado primário.
A Farfetch indica, no mesmo comunicado, que a Luxclusif continuará a comercializar artigos em segunda mão que adquirem a fornecedores especializados e a clientes de luxo através do serviço Second Life ou de programas similares que operam para outros parceiros da indústria de luxo.
Nas palavras de Guilherme Faria, Co-founder and Chief Operating Officer da Luxclusif, as duas partes “partilham a visão de uma indústria da moda mais consciente, limpa, circular e inclusiva e estamos também alinhados com os facilitadores de tecnologia e líderes da indústria nas nossas áreas de negócio”, sublinhando que acredita numa liderança global em tecnologia de revenda de moda com o negócio.