Faltam exatamente duas semanas para as eleições nos EUA e mais de 34 milhões já votaram

Com duas semanas a separar-nos do dia das eleições nos Estados Unidos (e de novembro) mais de 34 milhões de americanos já votaram, de acordo com os dados do Projeto Eleitoral dos EUA desta terça-feira.

Os votos ‘normais’ e os votos por correio, neste ciclo eleitoral, já atingiram 24,5% do total dos 136 milhões de boletins de voto nas eleições presidenciais de 2016. Até 23 de Outubro de 2016, apenas 5,9 milhões de americanos tinham votado mais cedo.

Embora os democratas estejam a dominar o voto por correio, os republicanos estão a começar a recuperar terreno com o voto antecipado presencial.

Dos cerca de 13,7 milhões de boletins de voto controlados pelo Projeto Eleitoral dos EUA, os democratas registados correspondem a 54,4% dos boletins, contra os 23,6% dos republicanos e os 21,5% dos eleitores sem filiação partidária.

Quando se trata de votação presencial, a margem é mais estreita. Os democratas recenseados votaram 43,3% dos boletins presenciais, com os republicanos a seguir, com 35,4%, e os eleitores não filiados com 20,8%, de acordo com o projeto.

Como o atual Presidente Donald Trump tem criticado e alimentado receios sobre os boletins de voto por correspondência ao longo da sua campanha, não é surpreendente que os republicanos possam preferir o voto presencial.

A elevada afluência às urnas nas votações antecipadas já está a permitir aos organizadores democratas ‘riscar’ nomes nas listas de públicos-alvo e concentrar os esforços na divulgação nos restantes grupos de eleitores, mais perto do ‘dia D’.